Feira é um evento em espaço aberto em que as pessoas, em dias e épocas predeterminados, expõem e vendem mercadorias. Só isso? Certamente não. A Feira de Empreendedores da UniFTC Feira de Santana, realizada entre os dias 6 e 8 passados, chegou à XI edição mostrando o verdadeiro significado de empreender e que é possível unir negócios nos mais variados ramos e entretenimento. Por isso, paralelamente à mostra, aconteceram shows musicais, jogos interativos e até oficina de slime.
Do gelinho para amenizar o calor do Nordeste ao acarajé terapêutico e um grande desfile de moda praia nos jardins do campus da Instituição, passando ainda pelas delícias do coco, as “fofurices” infantis que encantam as mamães e pizza no cone, a feira teve tudo. Sem falar no cuscuz estilizado, que este ano veio com mensagem altruísta. “Não faça drama, faça cuscuz!” E no meio do caminho, uma passadinha nos estandes de beleza ou de massagem virtual.
No passeio pela Feira de Empreendedores não faltam as novidades de confecções, sapatos, bolsas e acessórios. Não sem antes tomar o “caldinho da vovó”, ou comer um dogwey, com molhos fisioterápicos – terapia sistêmica, dermato, pediatria… Tudo invenção da turma do 8º semestre de Fisioterapia. As estudantes Liza Driele e Juliana Mamona contaram que a ideia surgiu do hábito de comerem hot dog perto do campus. “A grande novidade são os molhos”, afirmou Juliana.
E quem nunca havia pensado em degustar fondue na caneca, teve a oportunidade. No mesmo estande da turma do 2º semestre de Administração teve ainda exposição de artesanato e de canecas personalizadas. Os estandes espalhados na área de convivência e nos corredores chamaram a atenção pelos nomes, dos espaços e dos produtos. “E do nada, Sanju”, por exemplo, levou para a feira, em pleno novembro todo tipo de comida típica dos festejos juninos, com direito até a estudantes vestidas a rigor.
Se para quem começou agora o resultado foi positivo, imagine para quem está há vários anos participando do projeto, que começou como trabalho de disciplina do curso. “Começamos com oito estandes e hoje são 60”, contabilizou Renam Amorim, egresso do curso. Ele contou que sua empresa, Kabana do Açaí, é resultado desse projeto. E o irmão, Igor Amorim, ainda estudante da UniFTC, seguiu os mesmos passos e há vários anos faz sucesso com o estande do cuscuz.
A participação de vários cursos em um evento inicialmente restrito à área de Administração foi motivo de comemoração para a professora Juci Nascimento, coordenadora do Colegiado de Administração e também do evento. Ela lembrou que o evento foi idealizado pelo professor André Magalhães, que durante os primeiros anos contou com o apoio do professor André Kaercher – que este ano participou como expositor, com o Instituto Kaercher. “O crescimento do evento é indiscutível”, resumiu. Juci destacou o grande número de estudantes, bem como de egressos.
Na abertura oficial do evento, quarta-feira (6) à noite, um ato reuniu os professores Cristiano Lôbo, reitor da UniFTC e diretor de Operações da Rede FTC, e Marcly Amorim Pizzani, diretora da UniFTC, mais Isailton Reis, gerente regional do Sebrae, Antônio Carlos Borges Júnior, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Edson Nogueira, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest ) e ex-aluno da Instituição.
Fonte: Madalena de Jesus