No Dia Internacional da Juventude, celebrado na próxima segunda-feira (12), a secretária da Juventude, Suelen Moreira, destaca os projetos em desenvolvimento pela pasta.
Os jovens constituem um dos recursos humanos mais importantes para o desenvolvimento do país e podem ser atores sociais de mudanças positivas na sociedade. No Dia Internacional da Juventude, celebrado na próxima segunda-feira (12), a secretária da Juventude, Suelen Moreira, destaca os projetos em desenvolvimento pela pasta e a importância de reconhecer e promover o potencial da juventude nos mais variados aspectos.
A data tem o objetivo de conscientizar sobre os desafios e problemas enfrentados pela juventude em todo o mundo e reforçar seu potencial como parceiros na sociedade. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente existem 1,2 bilhões de jovens entre os 15 e os 24 anos que representam 16% da população mundial. Até 2030, o número de jovens deverá atingir os 1,3 bilhões – o equivalente a 17%.
A Secretaria Extraordinária da Juventude (Sejuv), pasta criada pela Prefeitura de Feira de Santana, tem diversas atribuições voltadas para a conscientização, promoção de atividades e implementação de políticas que atendam aos jovens. Dentro desse contexto, o órgão atua em engrenagem com outras secretarias municipais que desempenham papel fundamental para sua execução.
Entre os projetos em desenvolvimento pela Sejuv, a secretária da Juventude, Suelen Moreira, planeja a criação do programa “Comunicação e Juventude”. A iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação Social oferecerá oficinas de aperfeiçoamento.
“Estamos elaborando o projeto para disponibilizar oficinas que proporcionem a aprendizagem, o amadurecimento profissional e cognitivo, além da inclusão no mercado de trabalho. Entre as oficinas, estão cursos de fotografia, filmagem e edição de vídeos, dentre outros pertinentes a esse contexto”, explica a secretária da Juventude, Suelen Moreira.
Outro projeto em elaboração é o “Feira Game Fest”, um evento cultural e de entretenimento que celebra o aniversário de Feira de Santana. A iniciativa promoverá a integração dos jovens através da cultura geek (fãs de tecnologia, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes, séries e afins), e da arte urbana – uma forma de expressão artística que se desenvolve nas ruas e espaços urbanos e públicos.
Serão ofertadas oficinas de grafite, maquiagem, torneio de games, concurso de cosplay, além de muita música ao vivo e premiações. O momento também será de incentivo ao comércio com estandes de vendedores locais, food trucks e praças de alimentação.
PROGRAMAS EM EXECUÇÃO
O programa Jovem Aprendiz Feirense, já implantado e em plena execução, oferece vagas de estágio a estudantes de 14 a 21 anos, matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. Esse programa ajuda a combater a evasão escolar, garantindo a regularidade dos jovens. Outro critério é a renda familiar de até dois salários mínimos per capita.
Os selecionados desempenham funções administrativas junto às escolas e secretarias municipais. Os jovens são contratados pelo regime CLT, ganhando mensalmente uma bolsa no valor de R$ 600 e demais benefícios como seguro de vida, décimo terceiro salário e vale transporte. O Jovem Aprendiz Feirense é realizado pela Prefeitura de Feira de Santana em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (RENAPSI).
Suelen Moreira observa que o programa estimula a permanência do estudante, além de garantir a qualificação profissional, o suporte financeiro e apoio integral para o jovem.
“O compromisso do governo municipal reforça a garantia da qualidade de vida e do desenvolvimento cognitivo, emocional e profissional dos jovens, além de trazer o senso de responsabilidade. A educação tem um poder transformador”, considera a secretária da Juventude.
Outra iniciativa de valorização do jovem é a reforma do Ginásio Oyama Pinto, que trará uma nova infraestrutura para atletas profissionais e amadores, estudantes e a população em geral, incentivando o bem-estar, a prática de esportes, a realização de competições e programas de inclusão.
“Um marco importante para a comunidade local, abrangendo a juventude em sua categoria, pois representa a revitalização de um espaço esportivo fundamental e um símbolo da história esportiva no município, refletindo o compromisso com a preservação e valorização desse legado”, citou Suelen Moreira.
Fonte: Secom Feira de Santana