Feira de Santana se movimentou neste sábado (26) com o Dia “D” de vacinação contra a gripe e atualização da caderneta de imunização. As unidades de saúde envolvidas abriram das 8h ao meio-dia, garantindo proteção para a população.
O foco principal foi ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre idosos, gestantes, crianças, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades.
Entre os primeiros a garantir a proteção estava o contador e ex-secretário de Administração, João Marinho Gomes Júnior, de 70 anos, vacinado na UBS CASSA, no bairro Santa Mônica.
“Sempre digo: toda vacina é importante. E o melhor é prevenir. Aproveitei essa oportunidade para garantir minha dose de proteção contra a gripe”, afirmou.
Além da vacina contra a Influenza, profissionais também orientaram a população sobre a importância de manter a caderneta em dia, oferecendo outras vacinas do calendário básico.
O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, acompanhou de perto a mobilização e reforçou a importância do acesso facilitado:
“Vacinar no sábado é dar a oportunidade para quem trabalha durante a semana. Temos uma vacina segura que evita hospitalizações e mortes. Em 2024, cerca de 200 pessoas morreram em Feira por infecções virais respiratórias”, alertou.
A vacinação aconteceu na UBS CASSA, nas unidades do programa Saúde na Hora e também na zona rural — tanto nas sedes quanto nos povoados.
Números da campanha:
- Início da vacinação: 31 de março (uma semana antes do calendário nacional)
- Pessoas vacinadas até 25 de maio: 34.978
- Grupos prioritários: idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 6 anos, caminhoneiros, professores, trabalhadores do transporte coletivo, puérperas, funcionários dos Correios, trabalhadores de segurança e quilombolas.
Feira já recebeu três remessas da vacina contra a gripe, somando 129.530 doses. A meta é atingir 320 mil doses aplicadas.
A vacinação continua:
De segunda a sexta-feira, a imunização segue normalmente nas 103 salas de vacinação da rede municipal, espalhadas por Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).
Para se vacinar:
- Documento de identidade
- Cartão do SUS
- Caderneta de vacinação
Crianças e adolescentes devem estar acompanhados de um responsável.
Redação com informações Secom/PMFS