O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (28). Os candidatos terão conhecimentos testados nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Para o pedreiro Fabiano de Jesus, a avaliação é uma oportunidade para a realização do sonho de se tornar engenheiro civil.
Casado e pai de um menino, aos 41 anos ele participa do exame pela primeira vez. Ele morador no distrito de Humildes, zona rural de Feira de Santana.
Fabiano precisa viajar cerca de meia hora para chegar até o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, que fica no centro da cidade, mas pretende sair de casa cedo, assim como no domingo passado, para entrar no local com tranquilidade e fazer a prova com calma.
“Já estou ficando ‘coroa’, então não posso vacilar. Fiquei em casa um bom tempo estudando para alcançar um objetivo maior e agora é a grande hora”, comentou.
Fabiano relata que precisou deixar os estudos ainda na infância para trabalhar e ajudar na renda familiar. No entanto, há quatro anos ele decidiu “mudar de vida” para proporcionar melhorias à família. Então, voltou para as salas de aula e concluiu o Ensino Médio.
Nem mesmo a pandemia e as dificuldades de conciliar os estudos ao trabalho fizeram com que ele perdesse a vontade de aprender. Mesmo diante de todos os obstáculos, Fabiano está confiante de que o Enem é o início de uma grande trajetória como profissional de engenharia.
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (21), tanto para a versão impressa, quanto digital. Os portões abrem às 12h, fecham às 13h e as provas iniciam às 13h30. A partir das 15h30 é possível deixar o local sem o caderno de questões, no caso de quem optou pela versão impressa.
Fonte G1/Bahia