Entre janeiro e outubro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou as ações educativas e preventivas contra a dengue, totalizando 2.320 atividades de conscientização no combate ao mosquito Aedes aegypti.
As intensificações ocorreram em escolas, estabelecimentos comerciais, blitz no trânsito, ações de saúde, feiras livres, unidades de saúde e instituições religiosas. A estratégia incluiu a realização de palestras informativas e a distribuição de materiais educativos, como folders, cartazes e “lixocar”, utilizado como uma forma de lixeira veicular.
Com o objetivo de tornar o aprendizado sobre prevenção da dengue mais dinâmico, foram produzidas atividades lúdicas, com peças teatrais e apresentações musicais, proporcionando uma abordagem mais interativa e eficaz na conscientização.
De acordo com Joselita Casaes, coordenadora do setor de educação em saúde e prevenção da dengue, as atividades têm o objetivo principal de alertar a população sobre os riscos representados pela dengue na sociedade.
“Os agentes de combate a endemias estão comprometidos em orientar a comunidade a manter seus recipientes livres de água parada. As medidas preventivas são uma constante ao longo do ano, com esforços efetivos de conscientização e combate. No entanto, é importante o apoio da população nessa luta contra o mosquito Aedes aegypti”, destacou.
Fonte Secom/PMFS