A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana continua suas ações de mobilização para proteger a população contra doenças como a gripe e a dengue. Neste ano, já foram aplicadas 4.381 doses da vacina contra a dengue, incluindo a 1ª e 2ª doses do imunizante.
Esse número abrange a vacinação do público-alvo, composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, além de pessoas com idades entre 4 e 59 anos. No ano passado, a campanha de vacinação foi expandida devido à proximidade do vencimento de lotes da vacina, permitindo a imunização de mais pessoas. Assim, aqueles que receberam a 1ª dose em 2024 têm direito à 2ª dose este ano.
Até o momento, foram aplicadas 4.219 doses da vacina contra a dengue no público elegível para receber a segunda dose. A vacina está disponível em todas as 103 salas de imunização, localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Feira de Santana.
Rodrigo Matos, secretário municipal de Saúde, destacou a importância da vacinação, afirmando: “Temos uma vacina segura, extremamente eficaz e que pode salvar vidas.” Ele ainda ressaltou que as pessoas na faixa etária de 10 a 14 anos são mais suscetíveis à doença, reforçando a necessidade de imunização.
“A vacina é segura e pode evitar mais de 80% das complicações graves da dengue, que podem levar a hospitalizações e até ao óbito”, acrescentou Matos.
Para receber a vacina, é necessário que o público se dirija a uma unidade de saúde acompanhados por um responsável, levando documento de identificação, cartão SUS e caderneta de imunização.
Vale lembrar que a segunda dose da vacina contra a dengue está disponível para aqueles que receberam a primeira há mais de 90 dias. Importante: a vacina contra a dengue não deve ser administrada juntamente com a vacina contra a gripe (Influenza).
Redação com informações da Secom/PMFS