Durante a campanha Janeiro Roxo, seis casos de hanseníase foram identificados em Feira de Santana. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e incluem notificações da rede pública e privada até o dia 31 de janeiro.
A hanseníase é uma doença infecciosa que pode se manifestar por meio de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, geralmente acompanhadas de perda de sensibilidade. Outros sintomas incluem formigamento nas mãos e pés, além de fraqueza muscular.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verena Liberal, reforça que o tratamento é gratuito e oferecido nas unidades de saúde e no Centro de Saúde Especializada (CSE).
“Ninguém escolhe estar doente. Pessoas com hanseníase precisam do apoio da família e da equipe de saúde. A doença tem cura e tratamento, por isso, ao perceber qualquer sintoma, é fundamental procurar uma unidade de saúde para avaliação”, orienta.
O ambulatório de hanseníase do CSE acompanha os pacientes em tratamento, oferecendo suporte especializado com uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, dermatologistas e assistente social.
Fonte Secom/PMFS