Com a chegada do fim do ano e das confraternizações, a impressão que se tem é que as pessoas se tornam mais solidárias, participando de projetos sociais e fazendo doações para a caridade.
Para a psicóloga Juliana Gebrim, esse é um fenômeno natural nesta época, uma vez que as pessoas costumam fazer um balanço de suas vidas e ficam mais suscetíveis a ajudar o próximo.
E para quem despertou a vontade de ajudar, fica a pergunta: em qual causa ou projeto social se engajar? O instituto Mol, uma organização da sociedade civil que estimula a cultura da doação, tem uma série de projetos de voluntariado. A gerente de lá, Vanessa Henriques, lembra que a solidariedade é uma atitude que deve ser cultivada durante o ano todo.
No Brasil, há mais de 800 mil ONGs. Dados da pesquisa de voluntariado de 2021 apontam que 56% dos brasileiros já participaram de alguma dessas ações.
E se você quer participar, mas ainda tem dúvida em qual causa social se envolver, pode responder a uma pesquisa no site descubrasuacausa.com.br que haverá indicações das ONGs que mais se adequam ao seu perfil.
Fonte: Radioagência Nacional