Empreender se tornou quase uma palavra de ordem nos últimos tempos. O mundo dos negócios não se restringe mais a grandes empreendimentos empresariais e as ideias e iniciativas chegaram à sala de aula. E para garantir a continuidade do Programa de Educação Empreendedora, a FTC Feira de Santana acaba de renovar contrato com o Sebrae. 2019 será o terceiro ano de ações, que envolvem professores e alunos de todas os cursos.
A iniciativa abrange alguns produtos do Sebrae, a exemplo de cursos vivenciais na área de empreendedorismo e papos de startup. “Tem sido um sucesso a execução do projeto, com a participação de aproximadamente 500 alunos de vários cursos”, contabiliza o professor Fabrício Oliveira, coordenador das atividades. A ideia agora é de continuidade, mas ele acredita que haverá outras ações ainda mais inovadoras.
Fabrício Oliveira, que também é coordenador do curso Sistemas de Informação da FTC Feira de Santana, destaca que a proposta é fazer com que as ideias e ações perpassem por todas as áreas. “A minha atribuição é promover dentro da faculdade o ambiente empreendedor e integrar todos os cursos, pois todos têm o viés do empreendedorismo”, afirma o professor, lembrando que o programa é direcionado a instituições de ensino superior públicas e privadas.
De acordo com o coordenador, o edital do programa foi lançado no segundo semestre de 2017 e apenas a FTC e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) tiveram projetos aprovados no município. Esta semana ele esteve reunido com as coordenadoras do Sebrae em níveis estadual e municipal, Ana Luci Lima e Marta Cardoso, respectivamente, no campus da faculdade. Participaram da reunião ainda a Assessora Acadêmica, Ana Cristina das Neves Paixão, e o professor Rafael Brasil, que também compõe o quadro de professores envolvidos com o projeto.
Fonte: Madalena de Jesus