O encontro teve foco no mutirão de consultas e exames que estão sendo agendados, com o objetivo de zerar a fila
Na manhã desta terça-feira (14), Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), se reuniu com representantes de vários setores dos órgãos administrados pela autarquia municipal para apresentar um balanço das ações desenvolvidas em 2024 e traçar metas estratégicas para 2025. O encontro teve foco no mutirão de consultas e exames que estão sendo agendados, com o objetivo de zerar a fila de exames e consultas em Feira de Santana. A reunião contou com a presença do diretor adjunto da Fundação Hospitalar, Danilo Bispo de Queiroz, e dos coordenadores do Centro de Prevenção ao Câncer (CMPC), Centro de Diagnóstico por Imagem (CMDI) e do Ambulatório de Saúde da Mulher.
Durante a reunião, foram apresentados os resultados alcançados ao longo do ano, com ênfase no fortalecimento das operações integradas com a rede de saúde do município e no avanço das campanhas nas unidades de saúde, além das frentes implementadas por meio dos mutirões ocorridos em 2024. O objetivo era aumentar a assistência e reduzir a fila de espera por demandas reprimidas. A gestão da Fundação Hospitalar destacou o compromisso em atender às necessidades específicas de diversas comunidades feirenses, com a oferta de consultas e exames, adaptando as ações da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da Fundação Hospitalar, com o mutirão de atendimento à população no dia 25 de janeiro.
“Somente em 2024, de janeiro a dezembro, realizamos mais de meio milhão de exames, disponibilizando exatamente 540.329 exames para atendimento externo, beneficiando várias comunidades, com exames de fezes, urina, teste do pezinho, bioquímica, hematologia, dentre outros”, afirma Gilberte Lucas, diretora-presidente.
Gilberte Lucas ressalta que a Fundação Hospitalar disponibiliza, nas unidades de saúde CMPC, CMDI I e II, consultas e exames de diagnóstico por imagem de alta resolução, como Ultrassonografia, Punção mamária, Raio X, Mamografia, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Densitometria, além de consultas com Cirurgião de cabeça e pescoço, Mastologista e Nutricionista. Em 2024, foram realizados 78.494 atendimentos no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine. Sendo, em quatro anos, 361.121 atendimentos realizados, entre consultas e exames, no período de 2020 a 2024.
“Os pacientes que foram agendados pela Central de Regulação serão encaminhados para as unidades de saúde. É o nosso compromisso cumprir o prazo dos 100 dias, atendendo à promessa de campanha do Prefeito José Ronaldo de Carvalho, com a oferta de serviços no mutirão do próximo dia 25 de janeiro”, disse Gilberte Lucas.
Segundo Bruna Lasse, diretora do CMDI I-II do bairro Baraunas, a oferta de exames, como endoscopia digestiva, Holter 24 horas, MAPA 24 horas, biópsia, radiologia, entre outros de pequena e média complexidade, vai beneficiar quem mais precisa e que aguarda por vaga desde os períodos de junho, julho, agosto e setembro, de acordo com as marcações da Central de Regulação.
“Estamos nos preparando para o atendimento das pessoas agendadas pela Central de Regulação, para atender à demanda reprimida e zerar a fila de exames em 100 dias”, salientou a diretora.
Fonte: Secom Feira de Santana