Cento e cinquenta milhões de pessoas. Esse é o número de brasileiros com contas cadastradas na Rede GOV.BR, a Rede Nacional de Governo Digital.
Nela, estão disponíveis identidade digital, carteiras de trânsito e de trabalho, prova de vida e assinatura eletrônica. Há ainda o Meu INSS, Seguro Desemprego e Abono Salarial.
A plataforma permite acesso a mais de 4.200 serviços digitais do governo federal, mas também de estados, Distrito Federal e 300 municípios.
Tudo gratuito, 24h por dia, pelo celular, tablet, computador ou aplicativo.
O próximo passo agora é expandir o uso do GOV.BR, até o final deste ano, para mais de 90 municípios com população acima de 300 mil habitantes.
O secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogério Mascarenhas, explica como funciona a parceria.
Maceió, em Alagoas, aderiu à Rede GOV.BR em 2020. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Sérgio Cavalcante, explica que o uso da plataforma diminuiu a burocracia e simplificou o acesso a serviços públicos.
Já Niterói, no Rio de Janeiro, está na plataforma desde 2021. A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão do município, Ellen Benedetti, comenta os benefícios para os cidadãos.
Desde 2019, as páginas do GOV.BR tiveram 636 milhões de acessos. Apenas neste ano foram 104 milhões. A Carteira de Identidade Nacional, por exemplo, já foi baixada mais de 720 mil vezes até junho.
Fonte Radioagência Nacional