Na programação, jovens e adultos que integram o programa PPE do Governo da Bahia farão exposição pública das propostas construídas, individual ou coletivamente
Discutir e socializar propostas de intervenções desenvolvidas por beneficiários do Projeto Primeiro Emprego (PPE) que promovem melhorias no ambiente de trabalho. Este são alguns dos objetivos do IV Seminário de Propostas de Melhorias do PPE, que será realizado na modalidade virtual nos dias 18 e 19 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo youtube, nos canais do Governo da Bahia e da Casa Civil (https://www.youtube.com/@governodabahia e https://www.youtube.com/@casacivilgovba).
Na programação, jovens e adultos que integram o programa PPE do Governo da Bahia farão exposição pública das propostas construídas, individual ou coletivamente, que proporcionam intervenções e contribuições nos locais de trabalho.
“Cada Proposta de Melhoria se desenvolve a partir das investigações e impressões críticas dos beneficiários sobre o processo de trabalho. O evento tem gerado grandes contribuições dos trabalhadores e trabalhadoras ao Projeto, mais qualidade da prestação do serviço público, além de evidenciar práticas inovadoras que podem alterar o cotidiano, a organização e os processos de trabalho”, avalia Antônio Assis, coordenador de Acompanhamento de Políticas Sociais da Casa Civil do Governo do Estado.
Durante o evento, ocorrerá ainda a cerimônia de posse dos representantes (eleitos e suplentes) do Primeiro Emprego. São 104 beneficiados que terão entre as atribuições o compromisso de incentivar o trabalho colaborativo e voltado para o desenvolvimento de processos, visando aperfeiçoar o serviço público. Os representantes foram escolhidos em uma eleição, por meio de votação direta e terão mandato de um ano.
Sobre o Projeto Primeiro Emprego
Criado pelo Governo do Estado em 2015, é uma ação social de combate ao desemprego, permitindo a inserção de egressos e estudantes da Educação Profissional estadual no mundo do trabalho, além de estimular uma maior dedicação na sala de aula, justamente por contemplar aqueles com melhores resultados.
Coordenado por um Comitê Gestor, com integrantes de diversas secretariais, o PPE promove a articulação entre educação e trabalho, e desde 2015 já beneficiou mais de 21.609, entre adolescentes, jovens e adultos, sendo 75% de mulheres, a grande maioria negras e pardas.
A iniciativa é destinada a estudantes que tenham concluído o curso técnico na rede estadual, e buscam sua primeira experiência de trabalho na área. Através de um Ranking, são selecionados para atuar dentro do Estado durante um ano, podendo ser renovado por mais um ano, com todos os direitos sociais assegurados, como a carteira assinada, férias, auxílio transporte, alimentação e plano de saúde, Planserv, se optar por esse benefício.
Fonte: Ascom/Casa Civil