O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, entregou, nesta quinta-feira (27), 156 novas ambulâncias para a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Com um investimento de R$ 50,4 milhões, os veículos irão reforçar o atendimento em 114 municípios de 15 estados, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas.
Dentre as cidades contempladas, 94 receberão uma ambulância pela primeira vez, incluindo Cavalcante (GO) e São Lourenço do Piauí (PI).
Durante o evento em Brasília (DF), Alckmin destacou a importância da “hora de ouro” no atendimento de emergência. “Os primeiros 60 minutos fazem toda a diferença. Um atendimento rápido e com equipe treinada salva vidas, reduz sequelas e tem grande impacto”, afirmou.
Cobertura do Samu cresce e novas entregas estão previstas
Com a entrega, a cobertura populacional do Samu atinge quase 90%, segundo o Ministério da Saúde. Atualmente, o serviço conta com mais de 4,3 mil veículos em operação, atendendo 188,6 milhões de brasileiros em 4.143 municípios.
Mais ambulâncias serão entregues ainda no primeiro semestre, com 45 unidades previstas para Sete Lagoas (MG) em abril e 193 para Lauro de Freitas (BA) em maio.
Além disso, o PAC Seleções está com edital aberto para a distribuição de 1,5 mil novas ambulâncias, permitindo a renovação ou ampliação da frota. As inscrições vão até 31 de março e o orçamento destinado é de R$ 525 milhões.
O Samu 192 é um serviço gratuito e essencial da Política Nacional de Atenção às Urgências do SUS, garantindo atendimento especializado à população em situações de emergência.
Redação com informações da Agência Brasil