Interpretando canções de João Gilberto, ícone da Bossa Nova, a cantora Rachel Reis abriu a noite de comemoração na quarta-feira, 17, pelo 14º aniversário da Fundação Cultural Egberto Costa, órgão de administração descentralizada da Prefeitura de Feira de Santana.
O evento foi realizado no Museu de Arte Contemporânea – MAC. Na oportunidade os cantores dos Festivais Gospel e Vozes da Terra receberem os CDs gravados das últimas edições, e 15 personalidades foram homenageadas. Dentre elas o prefeito Colbert Martins Filho, que ressaltou a contribuição da Funtitec ao longo dos anos para o fomento á cultura e a arte na cidade.
“Hoje a Funtitec conta com 11 equipamentos, além de vários projetos importantes para a população, no âmbito cultural, como o Programa Arte de Viver, o Teatro Vai aos Bairros, os festivais de músicas, dentre outros”.
E um dos momentos mais marcantes da noite foi a homenagem póstuma a Henrique Motté, que foi fundador da Cia. Cuca de Teatro, falecido este ano. A placa foi recebida pela esposa e atriz, Elizete Destéfani.
“Henrique deixou aqui em nossa cidade inúmeros projetos culturais, especialmente no teatro. À ele deixamos nossas homenagens e a gratidão da Fundação, pelo tanto que fez em favor da cultura em Feira de Santana”, disse Antonio Carlos Coelho, presidente da Funtitec.
Antônio Carlos Coelho observou que a noite de homenagens teve o objetivo lembrar e agradecer toda contribuição que as pessoas escolhidas deram à cultura. “Fico muito feliz por termos reunido muita gente hoje a noite para homenagear essas pessoas que relevantes serviços ainda prestam e outros que prestaram ao longo desses anos à cultura feirense”.
Um dos homenageados, o artista Val Conceição destacou a dificuldade da trajetória enfrentada por quem vive da arte. “Nunca foi fácil, não está sendo fácil, e não vai ser fácil porque enquanto a gente vive precisamos manter o que construímos e criar novas etapas, novos eventos, convidar pessoas novas para nossos projetos, para que quando a gente parar, ou por força da natureza ou por vontade própria, essas pessoas possam dar continuidade. O mais importante não é você fazer e sim continuar fazendo”, relatou.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, destacou a importância da dedicação dos artistas feirenses, ao receber a placa de homenagem. “Como jornalista eu acho que contribuo bastante para difusão, para eternização da cultura de Feira, mas ainda é pouco. Quem faz muito mesmo são os artistas, são as pessoas que se envolvem de corpo e alma nesse segmento. Foi uma cerimônia simples como deve ser o artista, como deve ser a arte e ao mesmo tempo marcante e emocionante como devem ser também as manifestações culturais e artísticas”, destacou.
Ele também ressaltou o potencial artístico e cultural de Feira de Santana. “Uma terra que quando cheguei se falava que era uma cidade comercial, árida e que não dava valor a cultura. Hoje a gente está vendo que é muito ao contrário. É uma cidade que se destaca no nordeste por todo o movimento e ebulição cultural e artística que tem”, ressaltou Edson.
Há 14 anos a Fundação Egberto Costa proporciona a população feirense o acesso a arte e a cultura, através de vários projetos e equipamentos. A programação de aniversário terá continuidade nas Estações Cultura – Cidadania (antigas Praças CEU) durante todo este mês.
CONFIRA ABAIXO A LISTA DE PERSONALIDADES HOMENAGEADAS15 HOMENAGEADOS POR RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À CULTURA FEIRENSE.
1º – PREFEITO COLBERT MARTINS 2º – JOSÉ HENRIQUE RODRIGUES (Homenagem póstuma) 3º – JOSÉ CARLOS MACHADO PEREIRA (Zé Coió)4º – RONALDO SANTOS FERREIRA 5º – JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS (Zé das Congas)6º – CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA PIRES 7º – JAILSON DE JESUS 8º – MARISTELA LIMA MONTES
9º – PEDRO ADRIANO LIMA10º – VALMILTON CONCEIÇÃO PEREIRA DOS SANTOS – VAL CONCEIÇÃO
11º – DJALMA FERREIRA 12º – EDSON FELLONI BORGES 13º – ARCEBISPO DOM ITAMAR VIAN 14º – THAÍSE OLIVEIRA PEIXOTO CRADDOCK 15º – ESTER BAHIA
Fonte: Secom Feira de Santana