Com aproximadamente 770 transfusões realizadas por mês, a unidade reforça a necessidade constante de doações voluntárias.
Nesta segunda-feira, 25 de novembro, o Hospital Geral Clériston Andrade se uniu à comunidade para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, um evento que não apenas agradece aos doadores voluntários, mas também conscientiza e sensibiliza a população sobre a importância vital da doação de sangue. Com aproximadamente 770 transfusões realizadas por mês, a unidade reforça a necessidade constante de doações voluntárias.
A ação foi realizada pela equipe da Agência Transfusional do hospital em parceria com a Faculdade UNEX com o projeto “Herois do Sangue”. Idiane Daltro, Coordenadora e bioquímica da Agência Transfusional do HGCA, ressaltou a significância da ação: “Estamos celebrando o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, trata-se de uma oportunidade para expressarmos nossa gratidão aos doadores. Além disso, buscamos conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue. É fundamental que todos compreendam que a doação é um ato voluntário e solidário, mas também uma responsabilidade coletiva.” afirma.
A programação do dia foi rica e variada, com uma série de atividades culturais e educativas. Pela manhã, o cantor Reginaldo animou o evento, e à tarde, continuou com a apresentação da cantora Cristina Porto. Além disso, houve dinâmicas que envolveram o público, direcionando a atenção para a importância da doação e para quem ela é destinada. Um “varal de emoções” foi montado para capturar os sentimentos das pessoas em relação ao ato de doação, destacando os critérios, impedimentos, facilidades e benefícios da doação.
Idiane Daltro também explicou os principais requisitos para a doação de sangue: “Ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e não ter se alimentado com alimentos gordurosos antes da doação.” comenta. Alexandra Ribeiro, Técnica em Patologia Clínica e membro da equipe da Agência Transfusional do HGCA, enfatizou: “O doador voluntário tem um impacto enorme na vida de quem recebe. Quando você entra numa unidade de urgência e emergência, quem te socorre em primeiro momento é um voluntário que você não conhece, mas que vai salvar a sua vida. Nossa proposta hoje é valorizar e alcançar doadores voluntários, pois dependemos de hemocomponentes para nossos atendimentos.” destaca.
Durante a manhã, tanto doadores quanto pacientes participaram das atividades. Alessandra dos Santos, doadora de sangue, compartilhou: “Foi importante para mim doar e salvar vidas. Cada um deve fazer sua parte.” relata. O paciente Ronaldo José, receptor de sangue, expressou gratidão: “Recebi bolsas de sangue de voluntários e estou aqui para agradecer.” agradece. O evento contou com a presença de Cristiana França, diretora – geral do HGCA, além de servidores, pacientes e acompanhantes da unidade.
Fonte: ASCOM/HGCA