Foram 4.098 partos entre janeiro e agosto, sem nenhum óbito materno
A eficácia da gestão municipal na saúde da mulher, por meio da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, avança na qualidade da assistência a cada ano com investimentos em novas tecnologias para aumentar a oferta de serviços de saúde no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. Os resultados positivos podem ser medidos sob vários aspectos. Um deles é o aumento do atendimento nos últimos meses, comprovado pela quantidade de partos realizados entre janeiro e agosto de 2024. Foram 4.098 partos nesse período, sem nenhum óbito materno.
De acordo com Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, ao observar o crescimento do atendimento às gestantes e parturientes da região e de outros municípios, a quantidade de partos normais realizados na emergência do Hospital da Mulher supera a de cesarianas, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“A Prefeitura ampliou o cuidado às mulheres com vários investimentos na saúde, resultando em importantes avanços. O aumento da procura das gestantes por essa unidade, sem nenhuma morte materna, reflete a qualidade da assistência e o acesso aos serviços de saúde no município”, salientou Gilberte.
Ela também destacou os dados apontados pela série histórica da emergência do Hospital da Mulher, que mostram um percentual de 53% de partos normais e 47% de cesáreas.
“Mesmo com a implantação da Casa de Parto Natural, para incentivar o parto natural com acompanhamento especializado de enfermeiros obstetras, nossa taxa de cesáreas ainda é alta. Em dez anos, nosso percentual de partos normais foi de 53%, enquanto 47% foram cesarianas realizadas no HIPS”, acrescentou a presidente.
Em uma década, nasceram no Hospital da Mulher 76.979 crianças, um número recorde para uma unidade pública municipal que realiza mensalmente mais de 700 partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No período de janeiro a agosto de 2024, foram realizados 2.253 partos normais e 1.845 cesáreas. A equipe de plantão do Complexo Materno Infantil do Hospital da Mulher é composta por médicos especialistas em obstetrícia e neonatologia, enfermeiros obstetras, enfermeiros neonatologistas, anestesistas, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e psicólogos.
Fonte: Secom Feira de Santana