A impossibilidade de visitas aos pacientes devido à Covid-19 inspirou a criação de alternativas capazes de aproximar pacientes e familiares. É com o objetivo de proporcionar um atendimento humanizado que a equipe do Hospital de Campanha de Feira de Santana (HCFS), gerido pela S3 Gestão em Saúde, recorre à tecnologia. Através da realização de videochamadas, os pacientes podem aproveitar o momento para ficarem mais próximos dos entes queridos, mesmo estando isolados.
De acordo com a psicóloga, Karol Souza, a iniciativa é muito importante. “Geralmente o fluxo das visitas virtuais é realizado pela equipe de psicologia, eventualmente pode ser realizado pelas assistentes sociais. É uma maneira de permitir que os pacientes se comuniquem diretamente com a família, ajuda a reduzir a saudade, a ansiedade, o sofrimento e a angústia por estarem fora do seio familiar, por estarem fora das atividades rotineiras”, pontuou.
As chamadas de vídeo duram entre cinco a dez minutos, acontecem todos os dias e a equipe também utiliza o envio de áudios através de aplicativos de bate-papo, iniciativa que acaba sendo muito eficaz principalmente para os pacientes que estão intubados. A tecnologia beneficia não só os pacientes e familiares, mas também toda rede de apoio hospitalar que se envolve e vivencia o cenário diário das pessoas acometidas pelo coronavírus.
O Hospital de Campanha de Feira de Santana completa um ano de funcionamento nesta sexta-feira, 4, e mais de 900 pessoas já receberam alta.
Fonte: Ascom S3 Gestão em Saúde