A partir desta segunda-feira (14), os contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda já podem usar a chamada ‘declaração pré-preenchida’. O recurso estava previsto para ser liberado na terça-feira, mas foi antecipado pela Receita Federal.
A declaração pré-preenchida pode ser utilizada por todos os contribuintes que possuam conta gov.br nos níveis ouro ou prata. Este modelo de declaração permite o preenchimento de quase todas as informações de forma automática.
A opção de declaração pré-preenchida existe desde 2014, mas era necessário ter certificado digital para utilizá-la, o que restringia o número de usuários.
Neste ano, a modalidade está disponível para contribuintes que tenham conta gov.br (acesso.gov.br). Será necessário, porém, ter uma conta com nível de segurança prata ou ouro, cuja validação pode ser feita por biometria facial ou dados de internet banking.
O prazo para entregar a declaração do IR vai até o dia 29 de abril. O programa para fazer a declaração deve ser baixado no site da Receita Federal (clique aqui para acessar).
Fonte G1