Contribuintes têm até 30 de maio para enviar a declaração; pré-preenchida facilitou o processo
A Receita Federal já contabiliza mais de 9 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025 em apenas três semanas de prazo. Até as 17h desta segunda-feira (17), precisamente 9.399.106 contribuintes enviaram seus documentos, representando 20,34% do total esperado para este ano.
Um dos facilitadores para essa rápida adesão foi a declaração pré-preenchida, que permite aos contribuintes baixarem o documento com grande parte dos dados já inseridos. Desde o dia 1º de abril, quando essa funcionalidade foi totalmente liberada, mais de 4 milhões de declarações foram enviadas. Apesar de um atraso inicial no abastecimento dos dados devido à greve dos auditores fiscais, a ferramenta se mostrou eficaz.
O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 é o dia 30 de maio, às 23h59. O programa para gerar a declaração está disponível desde o dia 13 de março. A Receita Federal estima receber 46,2 milhões de declarações neste ano, um aumento de quase 7% em relação a 2024.
A obrigatoriedade de declarar se aplica a quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 durante o ano de 2024, bem como àqueles que obtiveram receita bruta da atividade rural superior a R$ 169.440. Contribuintes que receberam até dois salários mínimos mensais no ano passado estão dispensados, a menos que se enquadrem em outros critérios de obrigatoriedade.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações da Agência Brasil