Um desastre com 100 vítimas, decorrido de um incêndio numa casa de shows, será o tema do III Grande Simulado Junino do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), a ser realizado no dia 13 de junho, às 9h, na avenida Nóide Cerqueira. Além do treinamento e capacitação da equipe de profissionais do órgão, o evento também tem como objetivo alertar a população para os riscos do uso de fogos de artifício em ambientes fechados.
O tema escolhido foi baseado no incêndio da boate Kiss, ocorrido no ano de 2013 na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que levou centenas de pessoas a óbito. “Simular essa situação é uma forma de precaver as casas de show, preparar os órgãos e alertar principalmente a população”, informa a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo.
O simulado contará com o apoio de diversas instituições, como o Exército, Policia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Policia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Coelba, Via Bahia, Defesa Civil e a Superintendência Municipal de Trânsito. Também participarão estudantes de enfermagem, medicina, biomedicina, nutrição, fisioterapia e educação física.
Durante o treinamento será utilizado o método START, que é uma triagem feita no local para evitar o óbito durante o transporte do paciente e a organização do cenário com as vítimas separadas por gravidade.
Reunião de preparação para o Simulado aconteceu nesta quarta
E para definir a atuação de cada entidade durante a encenação, foi realizada nesta quarta-feira, 30, uma reunião entre os órgãos responsáveis . “Como em situações de acidentes reais, é importante que o SAMU trabalhe em parceria com os órgãos”, afirma Maiza Macedo.
Fonte: Secom Feira de Santana