O Governo da Bahia anunciou, nesta terça-feira (4), a implantação de três fábricas da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), maior produtora de carros elétricos do mundo. As unidades serão instaladas no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.
De acordo com o governo, mais de cinco mil empregos diretos serão gerados pela BYD. A empresa investirá R$ 3 bilhões para instalar as três fábricas, e a expectativa é de que a produção inicie no segundo semestre de 2024.
A montadora produzirá chassis de ônibus, caminhões elétricos, processamento de lítio e ferro fosfato, além de veículos de passeio elétricos e híbridos. A produção nacional desses automóveis vai permitir preços mais competitivos.
- Unidade 1: exclusiva para a produção de caminhões elétricos e chassis para ônibus.
- Unidade 2: dedicada à produção de automóveis híbridos e elétricos.
- Unidade 3: voltada para o processamento insumos, como lítio e ferro fosfato, que serão exportados para o mercado externo.
Além da geração de milhares de empregos, a BYD fará treinamento e capacitação de mão de obra especializada, com prioridade para baianos. Esses profissionais formados serão aproveitados nas fábricas.
“A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local este ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários. Temos o forte compromisso de contribuir e gerar valor para os brasileiros”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
A presidente da BYD América, Stella Li, destacou que uma das missões da empresa e contribuir com a diminuição da temperatura do planeta, por meio da mobilidade sustentável.
“As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas.”
Como contrapartida à instalação das fábricas, o Governo da Bahia vai conceder incentivos fiscais à BYD até 31 de dezembro de 2032, conforme com a legislação tributária estadual.
Fonte g1/Bahia