O advogado José Soares Ferreira Aras Neto foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na vaga destinada à classe de advogados, chamada “Quinto Constitucional”.
O nome foi escolhido pelo governado Rui Costa (PT), que publicou a nomeação no Diário Oficial do Estado de hoje (21).
O novo desembargador do TJ-BA é parente próximo de Augusto Aras, nomeado Procurador-Geral da República pelo presidente Jair Bolsonaro em setembro deste ano. Em agosto, quando o nome de Augusto ainda era favorito e a nomeação do novo PGR demorava para sair, o Metro1 havia apurado que a indefinição chegou a “atravancar” o Quinto Constitucional na Bahia.
Listas
O nome de José Aras constou em lista tríplice eleita pelo TJ-BA em abril e encaminhada ao governador. Integravam a relação ainda os advogados Gildásio Rodrigues Alves e Marcelo Junqueira Ayres Filho.
O novo desembargador escolhido por Rui foi o segundo mais votado pelo TJ-BA, com 30 votos. Quem liderou foi Gildásio Rodrigues, com 31. Já Marcelo havia recebido 29 votos.
Na ocasião, o TJ-BA chegou à lista tríplice depois de receber uma lista sêxtupla escolhida pela Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA). José Aras havia liderado essa lista (6.564 votos), que foi escolhida em consulta direta a advogados baianos feita pela entidade de classe. Em seguida, também integravam a relação de seis nomes, por ordem de maior votação: Marcelo Junqueira Ayres, Lia Barroso, Esmeralda Oliveira, Gildásio Rodrigues Alves e Eurípedes Brito Júnior.
Fonte: Metro 1