O exame Antígeno Prostático Específico (PSA) é um marcador importante para o diagnóstico do câncer de próstata. No laboratório do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) o exame é feito mediante agendamento pelo Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), como parte da campanha Novembro Azul.
“Temos observado que a adesão aos exames de PSA ainda é desafiadora. Pacientes fazem o agendamento pelo WhatsApp via CMPC, e o atendimento é realizado conforme as marcações no laboratório do Hospital da Mulher”, destaca Tatiane Rodrigues, coordenadora do laboratório. Os resultados são entregues em 5 a 8 dias, porém apenas 40% dos pacientes agendados compareceram até o momento.
O agendamento do exame pode ser feito através do whatsapp pelo número (75) 99904-0658. Jirlane Daltro, bioquímica, destaca a relevância do PSA para identificar precocemente o câncer de próstata.
“O exame é um indicador importante para a investigação médica, em conjunto com dados clínicos e sintomas”, explica Daltro. Além disso, são fornecidas orientações prévias ao exame, como abster-se de relações sexuais e evitar exercícios que afetem o períneo nas últimas 48 a 72 horas.
NOVEMBRO AZUL
Durante este mês dedicado à saúde masculina, o CMPC e o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) têm desempenhado um papel central. O CMPC registrou até o momento 349 atendimentos, abrangendo consultas com clínico, ultrassom de abdome total, ECG, Raio-X e ultrassom de próstata, incluindo ainda a disponibilização de mamografias para homens.
Enquanto isso, o CMDI realizou 136 consultas com urologista e usg de próstata, com um adicional de 994 pacientes agendados para a realização de PSA, ECG e ultrassom de próstata.
A diretora presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, expressa que há uma expectativa de atendimento para este ano, considerando que no ano anterior foram realizadas mais de 3.500 consultas e exames.
“Estamos empenhados em oferecer o máximo de atendimento possíveis durante este mês. A conscientização sobre a prevenção é essencial para que o câncer de próstata possa ser diagnosticado e tratado precocemente”.
Fonte Secom/PMFS