O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que é pré-candidato à eleição presidencial de 2022. O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, havia dito à Rádio Metropole que Lula seria candidato, mas é a primeira vez que a afirmação vem do ex-presidente. A declaração foi data à revista francesa Paris Match. “Serei candidato contra Bolsonaro”, disse.
O petista recuperou os seus direitos políticos por decisão do Supremo Tribunal Federal, que considerou o ex-juíz e ministro Sergio Moro como parcial em sua decisão contra Luiz Inácio Lula da Silva e anulou as suas condenações nos processos da Lava-Jato. “Se estiver na melhor posição para ganhar as eleições e estiver com boa saúde, sim, não hesitarei”, disse o ex-presidente, questionado se será candidato no ano que vem. Lula liderou a pesquisa da corrida eleitoral do Datafolha, divulgada pelo instituto no dia 12 de maio.
Durante a entrevista, Lula também avaliou seu mandato. “Penso que fui um bom presidente. Criei laços fortes com a Europa, América do Sul, África, Estados Unidos, China, Rússia. Sob meu mandato, o Brasil tornou-se um importante ator no cenário mundial, notadamente criando pontes entre a América do Sul, África e os países árabes, com o objetivo de estabelecer e fortalecer uma relação entre países do Hemisfério Sul e demonstrar que o predomínio geopolítico do Norte não era imutável”, concluiu Lula.
Fonte: Metro1