O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira, em entrevista à Rádio Metropole, que o governo federal prepara uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) exclusivamente voltada a combater o crime organizado no país. Indagado pelo apresentador Mário Kertész, Lula antecipou que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, foi escalado para elaborar um anteprojeto de PEC com foco em atacar as organizações criminosas no país.
“Quero reunir os 27 governadores de estado para a gente criar uma política de segurança pública que envolva a cidade, o estado e a União. Qual é o papel de cada um nisso? Porque os estados não abrem mão do controle da polícia (Civil e Militar). A Polícia Federal não pode passar sobre isso. Só pode entrar quando o estado pede. Então, nossa contribuição termina sendo a de passar dinheiro. Não é isso que nós queremos. Queremos que a gente possa definir o papel da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Guarda Nacional, participando junto com as polícias estaduais. Precisamos ter uma coordenação nacional. É isso que estamos propondo: uma espécie de SUS da segurança. Isso vai ser apresentado e se Deus quiser será aprovado”, afirmou o presidente.
Lula adiantou ainda que a expectativa do governo é mandar a proposta ainda este ano ao Congresso Nacional, para ver se o país começa 2025 com uma política de segurança pública mais competente. “Lidar com o crime organizado não é lidar com bandido, é lidar com uma indústria, até mesmo multinacional, porque o crime organizado está hoje na política, na Justiça, no futebol, no sindicato, está em tudo quanto é lugar. É uma loucura o que se viajo de dinheiro voando por cima do Oceano Atlântico. Com fé em Deus, teremos um Sistema Único de Segurança Pública”, concluiu Lula.
O presidente está em Salvador desde a noite de quarta-feira (16) para lançar a ampliação do Pé-de-Meia, programa de incentivo financeiro que funcionava como poupança destinada a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público e beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). No fim da tarde, Lula segue para Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, onde participará de um ato de campanha do candidato do PT à prefeitura da cidade, Luiz Caetano.
Fonte Metro1