Desde sua posse em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) direcionou R$ 1,4 bilhão para seis cidades governadas pelo PT ou aliados. Mauá, Araraquara, Diadema e Hortolândia, administradas pelo PT, e Cabo Frio e Belford Roxo, lideradas por aliados no Rio de Janeiro, foram beneficiadas.
De acordo com o UOL, esses repasses, provenientes dos orçamentos da Saúde, Cidades, Educação, Trabalho e Assistência Social, foram realizados sem aprovação técnica ou justificativas detalhadas. Os valores transferidos superaram as solicitações originais e foram classificados como “prioritários” em anotações manuais.
As verbas destinadas a essas cidades tiveram prioridade sobre outras maiores ou com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Exemplos incluem Araraquara e Diadema, que receberam mais recursos para exames e cirurgias na área da Saúde do que 13 capitais, como Belo Horizonte, Porto Alegre e Maceió.
A assessoria do Palácio do Planalto declarou que as demandas dos prefeitos seguem “critérios objetivos” e que “os recursos são liberados pelos ministérios de forma documentada”. O UOL tentou contato com os ministérios, mas não obteve respostas. Os prefeitos das cidades beneficiadas também não se manifestaram.
Redação com informações do BNews/UOL