Desde o início do seu mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) priorizou viagens ao Nordeste. Essa é a única região em que o petista venceu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições do ano passado, com 69,34% dos votos válidos contra 30,66% no segundo turno.
Em cinco meses de governo, Lula fez 22 viagens oficiais pelo Brasil, das quais oito foram pelo Nordeste. O presidente visitou seis estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba e Pernambuco. Foram três visitas oficiais na Bahia e duas no Ceará. O levantamento foi feito pelo portal Metrópoles.
Na Bahia, o presidente participou de uma entrega do Minha Casa Minha Vida em Santo Amaro, no Recôncavo baiano, da sanção da Lei Paulo Gustavo, no Teatro Castro Alves (TCA), e do evento Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.
Apesar da maior quantidade de estados pelo Nordeste, o presidente da República concentrou 10 visitas ao Sudeste, mas apenas em dois estados. Foram 8 visitas apenas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro.
O Sul e o Centro-Oeste foram preteridos por Lula nos primeiros cinco meses do ano. O chefe do Executivo fez apenas uma visita em cada região, uma no Paraná, e outra no Mato Grosso. O petista busca ampliar o número de viagens pelo país, reforçando entregas de ações e obras federais em parcerias com municípios.
Fonte Metro1