Para 74% da população brasileira o aborto não deve ser legalizado no Brasil. O número foi revelado por uma pesquisa da Genial/Quaest que apurou a opinião dos brasileiros sobre aborto e a exibição de um beijo gay na TV aberta, para ajudar a dimensionar o conservadorismo moral no país.
Outros 25% dos entrevistados são a favor da legalização do aborto e 3% não responderam ou não souberam opinar. a margem de erro é cerca de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Apesar da maioria ser contra a legalização do aborto, 84% dos entrevistados se disseram contra a prisão de mulher que interromper a gestação, 15% são a favor da prisão e 1% não respondeu.
Os entrevistados responderam também à pergunta “você é a favor da novela exibir beijo gay?”. A maioria (55%) disse ser contra essa exibição. Enquanto 32% disseram ser a favor e 13% não responderam ou não souberam opinar. A discussão sobre beijo gay na TV aberta voltou a repercutir com a novela Terra e Paixão, da Rede Globo. Exibida às 21h, a programação trouxe, na última semana, um cena de um beijo entre os personagens Ramiro e Kelvin.
Na rede social X (antigo Twitter), o diretor da Quaest analisou os números e apontou para a presença significativa de um conservadorismo na sociedade brasileira.
“O conservadorismo na sociedade é evidente na pesquisa. Mas chama atenção a postura social no caso do aborto. Embora dois terços sejam contra, quase 85% não acham que quem decidir fazer um aborto deveria ser punido com a prisão. É a primeira pesquisa a mostrar essa postura anti-punitivista neste caso”, escreveu.
Fonte Metro1