Secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, destaca que houve uma ampliação de cinco para sete unidades vinculadas ao Programa Saúde na Hora.
Em 2023, a rede municipal de saúde registrou diversos avanços. Mais de 3,5 milhões de atendimentos foram realizados entre janeiro e o início deste mês de dezembro. Além disso, os indicadores que avaliam as condições de saúde da população de Feira de Santana aumentaram de 3.75 para 6.7, o que proporcionou o crescimento de recursos destinados pelo Ministério da Saúde para as unidades de atenção primária.
Cerca de 250 computadores foram distribuídos e dos 103 postos de saúde, 92 já estão informatizados. Mais de 70 unidades foram revitalizadas ou receberam algum tipo de reforma. A secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, destaca que houve uma ampliação de cinco para sete unidades vinculadas ao Programa Saúde na Hora que possuem funcionamento até às 21h e mais oito postos passaram a ofertar atendimento com dentista.
“De 136 equipes de saúde, fomos para 149 credenciadas. Um crescimento de 9,5% que traz maior disponibilidade de profissionais e melhora a qualidade do atendimento para a população. Também fizemos a mudança de equipes de Unidade Básica de Saúde (UBS) para Equipes de Atenção Primária (EAP). Pode parecer uma singela transformação, mas isso vai permitir que esses locais tenham médicos todos os dias e teremos mais recursos para assegurar uma assistência de qualidade “, ressaltou.
A atenção primária registrou 1,6 milhão de atendimentos, seguidas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas Municipais que efetuaram mais de 1 milhão. A rede de Saúde Mental contabilizou mais de 24 mil atendimentos médicos e, além de aumentar o quadro de profissionais, estendeu a oferta do serviço de acupuntura para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III).
O mutirão Feira Faz Mais pra Você, desenvolvido pela Prefeitura de Feira, ofertou aproximadamente quatro mil atendimentos. Mais de 35 milhões de unidades de medicamentos foram distribuídas pela Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF). Já a Central Municipal de Regulação agendou mais de 308 mil consultas e cerca de 298 mil exames. Entre as especialidades mais procuradas estão oftalmologista com 67 mil marcações e ultrassonografia com 75.794 solicitações.
Cerca de 323 mil doses de vacinas foram aplicadas entre janeiro e 20 de dezembro. Durante todo o ano, a Vigilância Epidemiológica adotou estratégias para estimular a imunização utilizando além das 104 salas de vacina que funcionam de segunda a sexta-feira, pontos focais como o Mercado de Arte, shoppings, escolas, mutirões e eventos da Prefeitura.
De janeiro a novembro, a Vigilância Sanitária efetuou 2.877 inspeções, apreendeu 600 kg de alimentos e 839 unidades de medicamentos que possuíam algum tipo de irregularidade. Cerca de 900 renovações de alvará foram emitidas e 235 licenças iniciais foram liberadas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) registrou um total de 46,5 mil atendimentos entre janeiro e novembro deste ano. A renovação da frota com cinco ambulâncias enviadas pelo Ministério da Saúde, a execução do processo seletivo, a contratação de 70 profissionais e a construção da nova base no centro da cidade marcam o saldo positivo deste ano.
Combate à dengue
O trabalho de combate à dengue também foi destaque. Diante de um cenário que sinalizava o desenvolvimento de casos com sinais de alarme, a Vigilância Epidemiológica promoveu blitz educativas, capacitação sobre manejo clínico para todos os médicos e enfermeiros da rede, ampliou a oferta do carro fumacê e do exame diagnóstico que pode ser realizado no Centro de Saúde Especializada (CSE) e no Ambulatório de Infectologia e fez a entrega de 19 mil capas para tanque.
Fundação Hospitalar
Somente a Fundação Hospitalar promoveu cerca de 715 mil atendimentos, sendo 460 mil referentes ao laboratório, 90 mil ao Centro Municipal de Diagnóstico de Imagem (CMDI), 55 mil ao ambulatório e 53,5 mil ao Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC). Foram mais de R$6 milhões de investimentos que permitiram a construção de oito leitos UCINCO, a construção da nova casa da puérpera e enfermarias, a abertura de 16 leitos de obstetrícia clínica, a reforma da UTI neonatal e do centro cirúrgico com ampliação para mais duas salas.
A secretária Cristiane Campos revela que para 2024 estão previstas a reativação da obra da UPA de Humildes, a construção de mais três Unidades de Saúde da Família no Jardim Brasil, Água Grande e Parque Viver e de mais quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a implantação da telemedicina, a inauguração do CMDI e da nova base do SAMU no Shopping Popular.
Fonte: Secom Feira de Santana