Oferta dos medicamentos assegurada à população gratuitamente
Em Feira de Santana, a Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) distribuiu mais de 35 milhões de unidades de medicamentos entre janeiro e o início de dezembro. A entrega beneficiou pacientes com diabetes, hipertensão, transtornos mentais, além das pessoas atendidas nas unidades de saúde do município.
Cerca de 120 medicamentos fazem parte do elenco da CAF e estão disponíveis pelo setor, entre eles antibióticos, antiparasitários, antifúngicos, anti-hipertensivos, para diabetes, feridas e úlceras, fitoterápicos, hormônios, saúde da mulher, saúde mental, urgências e emergências e soluções.
Neste ano, os remédios mais dispensados para hipertensos foram a losartana, enalapril e anlodipino. Já para a população com diabetes está a metformina, glibenclamida e a insulina. Na farmácia básica, os itens mais cedidos foram AS, ibuprofeno e paracetamol.
O coordenador da CAF, Ícaro Lopes, destaca que além das unidades de saúde da atenção primária, o setor também abastece o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), as Comunidades de Atendimento Socioeducativo (Case) Juiz de Melo Matos e Zilda Arns, e o Conjunto Penal.
“A oferta de medicamentos de maneira gratuita é essencial, principalmente, aos pacientes que possuem comorbidades e fazem uso contínuo de remédios. Além de gerar economia para esse paciente traz a garantia da assistência para manter o tratamento”, destacou.
Para fazer retirada de medicamentos, é necessário que o paciente compareça até a unidade do seu bairro e apresente receituário médico e documento de identidade. Caso o paciente não esteja com a receita, deverá ser avaliado pelo médico do local para ter acesso ao medicamento dispensado pela farmácia.
Fonte: Secom Feira de Santana