Mais de 430 mil estudantes do ensino superior farão no próximo domingo, 24 de novembro, as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação.
Este ano, participam do Enade calouros e formandos das áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins; Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; e os cursos de tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e de Segurança.
A maior parcela de participantes estuda na região Sudeste (46%), seguido da região Nordeste (22%), Sul (16%), Centro-Oeste (8%) e Norte (7%). Engenharia civil é o curso com o maior número de estudantes inscritos, 57.571 (13%), seguido por Enfermagem, com 41.259 (9%). As mulheres são a maioria, correspondendo a 53% do total de participantes.
Como serão as provas do Enade
As provas serão aplicadas somente para os concluintes dos cursos que fazem parte do Enade 2019. Eles terão que responder, das 13h30 às 17h30, 10 questões de formação geral e 30 questões de componente específico, divididas em itens discursivos e de múltipla escolha.
Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h. Os estudantes deverão levar documento de identidade e caneta de tinta preta e tubo transparente. É permitido levar lanche, como água e biscoitos.
Caso o participante leve celular, ele deverá ser desligado e guardado no porta-objetos entregue pelo fiscal. Se o celular tocar ou emitir qualquer som, o estudante será eliminado do exame.
Resultado
A partir do dia 2 de janeiro de 2020 o Inep irá divulgar a relação dos estudantes em situação regular com o Enade. A participação no Enade ficará registrada no histórico escolar do estudante, requisito para a colação de grau.
O resultado do Enade 2019 com o desempenho dos estudantes será liberado a partir de 31 de agosto. Para mais informações, acesse o Edital do Enade 2019.
Fonte: Brasil Escola