Prazo para resolver pendências com a Justiça Eleitoral termina em 19 de maio
O tempo está se esgotando para quem precisa colocar o título de eleitor em dia. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 5,2 milhões de brasileiros ainda têm pendências a resolver até o próximo dia 19 de maio, data limite para regularizar a situação.
Em pouco mais de um mês, mais de 68 mil pessoas já resolveram suas pendências, que envolvem não ter votado, não ter justificado a ausência ou não ter pago multa referente a três pleitos consecutivos. Caso isso não seja feito dentro do prazo, o título pode ser cancelado.
Vale lembrar que cada turno é considerado uma eleição distinta, incluindo os pleitos suplementares. Ou seja, faltar a três turnos seguidos sem justificativa pode levar ao cancelamento automático do título.
Homens são maioria entre os eleitores com irregularidades, representando 58% dos casos. Em termos de escolaridade, 30,33% não concluíram o ensino fundamental. A faixa etária mais afetada é a de jovens entre 25 e 29 anos.
Para regularizar a situação, o eleitor pode optar por três formas: pelo site de autoatendimento da Justiça Eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou indo diretamente ao cartório eleitoral mais próximo. Em qualquer um dos casos, é necessário ter em mãos informações básicas como número do título, CPF, data de nascimento e nome da mãe.
A regularização é essencial não apenas para garantir o direito ao voto, mas também para evitar restrições em concursos públicos, emissão de passaporte e matrículas em instituições de ensino.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações Brasil 61