A zona rural também foi beneficiada neste domingo, 18, dia em que o Feira de Santana celebra 189 anos de emancipação política. A Ação Global Saúde e Comunidade, iniciativa da Prefeitura de Feira por meio da Secretaria de Saúde, promoveu 656 atendimentos de saúde aos moradores do distrito de Maria Quitéria. Os serviços foram disponibilizados na praça principal.
A feirante Simone Pereira aproveitou a oportunidade para garantir consultas com especialistas e elogiou a agilidade no atendimento. “Estava precisando de consulta com cardiologista. Fui bem atendida, nem demorou”, comemora.
Além da consulta com o cardiologista, a comunidade teve acesso a marcação de exames e especialidades como clínico geral, neuropediatra, psiquiatra e nutricionista, imunização contra a gripe (Influenza) e Covid, alem de exames para detecção da Covid e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O objetivo da moradora do distrito, Elizabete de Jesus, foi a consulta com clínico geral e os exames para ISTs. Ela destacou a importância da ação para a comunidade . “Foi muito maravilhoso. Nem todo mundo tem condições de pagar uma consulta. Espero que venham mais vezes”, convocou.
Na avaliação da diretora da Rede Própria da Secretaria Municipal de Saúde, Joana Queiroz, a estratégia é aproximar os serviços de saúde da comunidade, especialmente as mais distantes. “Nós vamos percorrer todos os distritos”, assegurou.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) marcou presença no evento. A equipe abordou os pacientes que estavam na espera a fim de sensibilizar acerca do Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio. A comunidade recebeu orientações sobre arboviroses e também pôde tirar dúvidas com assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos.
Fonte: Secom Feira de Santana