No primeiro semestre deste ano, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, alcançou um número expressivo de doações. Durante esse período, foram coletados 468 litros de leite materno, que foram distribuídos em quantidades equivalentes a 489 litros. Esses números refletem o esforço das equipes do hospital, que trabalham incessantemente para garantir que os bebês prematuros e recém-nascidos recebam a nutrição adequada para seu crescimento saudável.
O estoque atual do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher conta com um total de 240 litros, graças à solidariedade de 882 mães doadoras. “Essas mães compreendem a importância da amamentação e a necessidade de fornecer leite materno para aqueles bebês que, por diferentes motivos, não podem recebê-lo diretamente de suas próprias mães”, ressalta a coordenadora do setor do Banco de Leite Humano, Nadja Vieira.
“É essencial que as mães com leite excedente façam essa doação para que possamos manter o estoque em um nível razoável, garantindo que os bebês que precisam tenham acesso a esse alimento fundamental para seu crescimento saudável”, acrescenta.
A prioridade do BLH é atender aos bebês que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e no berçário do hospital, assim como as mães que ainda não produziram o colostro, o primeiro leite rico em anticorpos e nutrientes essenciais para a imunidade e o desenvolvimento dos recém-nascidos.
Além disso, a equipe do Banco de Leite Humano realiza visitas domiciliares em 1.361 residências, demonstrando seu compromisso em fornecer orientações e suporte às mães doadoras, garantindo a correta extração, armazenamento e transporte do leite doado. “Essa abordagem próxima e o amplo trabalho de divulgação sobre os benefícios da doação de leite materno têm conquistado cada vez mais apoio e engajamento da comunidade local”, completa Nadja.
Gilberte Lucas, diretora da Fundação Hospitalar, destaca o compromisso e dedicação dos profissionais envolvidos no Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher. “Os números obtidos no primeiro semestre do ano refletem o compromisso e a dedicação desses profissionais. Essa iniciativa é de suma importância para garantir a nutrição adequada e o cuidado integral dos nossos pequenos”, observa.
Fonte Secom Feira de Santana