Com o tema “Florescer nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, a Secretária da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), com o apoio da rede PICS/BAHIA, está realizando de 23 a 28 de maio de 2022 o II Maio das PICS. No Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) várias ações estão sendo realizadas visando a saúde e bem-estar dos trabalhadores da saúde. As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças e em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em doentes crônicos.
De acordo com Ivani Almeida, coordenadora do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST), a unidade foi uma das pioneiras no oferecimento de PICS para os trabalhadores, no entanto durante a pandemia sentiu-se a necessidade de ampliar a oferta deste tipo de tratamento. “Hoje ao todo são oferecidas 29 Práticas Integrativas e Complementares, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde. No HGCA, temos Massoterapia, Auriculoacupuntura, Acupuntura, Aromaterapia, Cromoterapia, Yoga, Reiki, Meditação, Ventosaterapia e Reflexologia Podal”, disse Ivani.
Na opinião dela, o número de afastamento de trabalhadores e de adoecimento por questões dores físicas e questões emocionais diminuíram significativamente após a implantação das PICS na unidade. “Hoje temos o Espaço do Cuidado, local onde diariamente realizamos atendimento através das PICS aos trabalhadores. Posso afirmar que houve uma redução em torno de 50 % dos afastamentos por doenças osteoarticulares. No entanto, nossa maior conquista é a valorização destes servidores que durante toda a pandemia dedicaram sua vida ao cuidado do outro e que agora está tendo a oportunidade de ser cuidado mesmo estando em seu ambiente de trabalho. Isso não tem preço”, comemorou Ivani.
Fonte: ASCOM/HGCA