O Ministério da Saúde prorrogou até segunda-feira (data mais próxima conforme o calendário) o prazo para que prefeituras de todo o país solicitem equipamentos odontológicos destinados às unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente e tem como objetivo modernizar o atendimento e substituir equipamentos antigos nas unidades públicas de saúde.
Investimento de R$ 22 milhões e mais de 15 mil equipamentos
Ao todo, foram investidos R$ 22 milhões para a aquisição de mais de 15 mil equipamentos odontológicos, como cadeiras, autoclaves, refletoras e mochos. A iniciativa busca renovar o parque tecnológico da saúde bucal no SUS, ampliando a qualidade e a eficiência no atendimento à população.
Como as prefeituras podem solicitar os equipamentos
As solicitações devem ser feitas pela plataforma e-Gestor, de forma totalmente online. Para estar apto a participar, o município precisa cumprir pelo menos um dos seguintes critérios:
- Ter ao menos uma equipe de Saúde Bucal credenciada na atenção primária;
- Contar com Centro ou Serviço de Especialidades Odontológicas (CEO/SEO) credenciados.
Segundo o Ministério da Saúde, não há limite para o número de equipamentos solicitados por município. No entanto, os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade dos itens e o grau de vulnerabilidade social de cada localidade.
Modernização da saúde bucal pública
A ação integra o esforço do governo federal em fortalecer o acesso ao cuidado odontológico gratuito e de qualidade, especialmente em regiões mais vulneráveis, garantindo que as equipes de saúde bucal atuem com equipamentos modernos, seguros e funcionais.
Redação com informações da Rádioagencia Nacional