A Boa Vista, empresa de inteligência analítica, constatou que 82% dos consumidores irão presentear alguém neste Natal e fim de ano, sendo que 66% pretendem presentear três ou mais pessoas, e 34%, até duas pessoas. Entretanto, 68% vão gastar menos dinheiro em relação ao ano anterior. Em relação ao número de presentes, 65% pretendem comprar menos presentes este ano em relação a 2021.
O valor médio total pretendido gastar com todas as compras para as festas de Natal e fim de ano, incluindo os presentes e alimentação, é de R$ 534. Já o ticket médio por presente será de R$ 61, de acordo com a pesquisa. O levantamento também apontou que para 55% dos consumidores entrevistados, o valor gasto não deve comprometer mais que 25% da renda familiar.
Entre os 18% que não irão comprar presentes, 38% apontaram o endividamento como principal causa, enquanto para 15% o motivo será a priorização de outas contas, como ilustra o gráfico a seguir.
50% dos consumidores não querem gastar mais do que R$ 500 considerando todas as compras que precisam fazer para Natal e final de ano. Destes, 27% pretendem gastar até R$ 300,00 e outros 23% entre R$ 301,00 a R$ 500,00.
“Temos observado o consumidor mais cauteloso em 2022, o que explica a intenção de redução de gastos nesse fim de ano em comparação ao ano passado. Além disso, a inadimplência das famílias e o comprometimento da renda estão em alta, o que contribui para que o consumidor modere os gastos “, comenta o economista da Boa Vista, Flavio Calife.
Vai comprar onde?
A maior parte dos consumidores (59%) pretende fazer as compras em lojas físicas, enquanto 41% vão fazer as compras de forma online. Entre a maioria que comprará nas lojas físicas, 41% vão escolher as lojas de departamento, centros comerciais, galerias e afins. 34% vão preferir as lojas de bairro, 25% os shoppings centers.
Vai pagar como?
53% dos consumidores irão pagar à vista as compras de Natal e fim de ano. Entre eles, o principal meio de pagamento será o cartão de débito com 32% das menções. 23% usarão dinheiro em espécie, 23% o PIX, 19% o cartão de crédito (parcela única), e 4% outros meios de pagamento
Os outros 47% dos consumidores pagarão a maior parte de suas compras de forma parcelada, sendo o cartão de crédito o meio de pagamento a ser utilizado por 91% deles. 49% parcelarão as compras em até três vezes, e 51% em quatro ou mais parcelas.
E a ceia de Natal?
22% dos consumidores ouvidos pela Boa Vista acreditam que terão em uma ceia mais farta para este Natal, em relação à data de 2021.Mesmo assim, aproximadamente 37% esperam ter a mesma fartura em relação ao ano anterior, enquanto a maioria, 41%, terão uma ceia menos farta esse ano.
13º salário
A pesquisa da Boa Vista também identificou que 72% dos consumidores vão receber o 13º salário, porém 34% deles afirmam que não vão conseguir poupar nenhuma parte do benefício.
Metodologia
A pesquisa Hábitos de Consumo para o Natal e Ano Novo da Boa Vista tem como objetivo identificar a pretensão de compra e gastos os consumidores para o Natal e o fim de ano. Com metodologia quantitativa, a pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2022, com cerca de 600 consumidores. Para a leitura dos resultados considerar 4% de margem de erro e 95% de grau de confiança.
Fonte: Liliana Liberato