Este domingo, 6, foi Dia de Santos Reis. Em Tiquaruçu, distrito de Feira de Santana, a data foi comemorada com fé e tradição. O Reisado de São Vicente, um dos traços culturais mais significativos de todo o interior baiano, animadamente ganhou às ruas por volta das 15h.
O evento de dois dias atraiu uma multidão ao distrito e abriu o ciclo de grandes e culturais festas populares que são realizadas na zona rural pela Prefeitura ao longo do ano.
Profano e sagrado, entrelaçados e empurrados por uma charanga, subiram a rua da praça, passaram ao lado da Igreja de São Vicente cantando a todo pulmões os hinos profanos da festa: “Hoje é dia de Santo Reis” e “Ô de casa, ô de fora, somos cantadores de reis”.
No cortejo, os reis magos – Melquior, Baltasar e Gaspar, mais o bumba-meu-boi e a eterna pela do animal com o vaqueiro. Roque “Gerusa” carregou o boi e Edvaldo Santos Silva há mais de 20 anos interpreta o vaqueiro encorado. “É uma felicidade participar da festa, que é uma tradição nossa”.
Pararam em frente ao palco. O sol brilhando e o calor forte não foram levados em conta e todos caíram no samba de roda, que rolou livre, leve e solto, animado por um grupo local, o Samba de Roda de São Vicente, que foi a primeira atração do segundo e último dia da festa.
E encerraram a sua apresentação cantando que o domingo era dia de Santo Reis. Vida longa ao Reisado de São Vicente.