O primeiro semestre do ano foi de boas vendas realizadas por e-commerce na região Nordeste. Ao comparar com o mesmo período de 2021, o setor cresceu 14,03%. Considerando a mesma base comparativa, o faturamento também teve alta de 6,07%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
Seguindo na comparação semestral, o Nordeste ficou na vice-liderança ao observar os dados por região, atrás somente do Norte (25,84%). Na sequência, os resultados foram: Centro-Oeste (12,64%); Sul (8,48%); e Sudeste (4,97%).
“Os números do primeiro semestre de 2022 demonstram que os hábitos de consumo dos brasileiros continuam voltados para o comércio eletrônico, mesmo após a reabertura das lojas físicas com o abrandamento das medidas de distanciamento social. São dados que reforçam a importância da Economia Digital e do Comércio Eletrônico para a economia brasileira”, afirma Gerson Rolim, representante do Comitê de Métricas da camara-e.net.
Vendas online no Nordeste
As vendas realizadas pela internet, quando o período comparado é entre os meses de junho (2022 e 2021), o Nordeste teve alta de 2,01%. Porém, na avaliação entre junho e maio, neste caso, teve queda de (-5,96%).
As demais regiões, na comparação entre junho e maio, tiveram o seguinte desempenho: Centro-Oeste (-1,82%); Sudeste (-1,95%); Sul (-2,26%); e Norte (-2,29%).
Faturamento do Nordeste
O faturamento do Nordeste teve variação negativa de (-8,25%) na comparação entre junho (2022 e 2021). Também registou queda quando os meses observados foram junho e maio (-11,01%).
As demais regiões, na comparação entre junho e maio, tiveram o seguinte desempenho: Sul (-2,27%); Centro-Oeste (-4,68%); Sudeste (-4,80%); e Norte (-7,28%).
Fonte: Marina Ciaramello e Luana Magalhães