O atendimento por hora marcada será priorizado na próxima etapa do recadastramento biométrico na Bahia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior.
Regularizar situação
De acordo com o desembargador, a ação tem como objetivo evitar as longas filas e o desgaste dos servidores públicos registrados na etapa passada do atendimento.
A nova fase do recadastramento biométrico será iniciada em 13 de maio. O agendamento começa no dia 6. Confira o cronograma.
“A nossa meta é permitir que o eleitor possa realizar o procedimento do modo mais confortável possível e, por isso, a regra será o agendamento, que poderá ser feito pelo site do TRE, por telefone e em unidades físicas, onde o cidadão que não possui acesso à internet poderá comparecer para agendar seu horário, com ajuda de colaboradores do Eleitoral”, afirmou.
O endereço na internet, número da central de atendimento e locais onde funcionarão as unidades para agendamento presencial serão divulgados posteriormente.
Segundo o TRE-BA, cerca de 2,9 milhões de eleitores deverão fazer o recadastramento nesta etapa. O número equivale a cerca de 30% do total de eleitores do estado, que corresponde a pouco mais de 10,4 milhões de pessoas.
Das 417 cidades baianas, 281 entrarão em fase obrigatória de revisão biométrica. No total, são 108 zonas eleitorais do estado que ainda não concluíram o procedimento.
“Desse modo, estamos agora submetendo todo o restante dos nossos eleitores ao procedimento obrigatório e esperamos concluir a biometria no estado antes das Eleições Municipais de 2020”, completou o presidente do TRE-BA.
Prazos
De acordo com cronograma elaborado pelo TRE-BA, a data limite para a realização do recadastramento biométrico será diferente, considerando o percentual de eleitores que já cadastraram os dados biométricos.
Conforme o Eleitoral baiano, as cidades que, atualmente, possuem menos de 60% de seu eleitorado biometrizado terão até 18 de fevereiro de 2020 para concluir a revisão.
Já os municípios que estão acima desse percentual, terão, em geral, até o próximo dia 31 de outubro para a coleta dos dados biométricos dos seus eleitores.
Para esses casos, ressaltou o presidente, é possível que o cronograma seja alterado, a pedido do juízo eleitoral. Caso ocorra alguma alteração, as novas datas serão divulgadas até o próximo dia 6 de maio.
Regularização
O presidente do TRE-BA ressaltou ainda que a meta de melhorar o serviço prestado ao eleitor do estado abrange todas as 199 zonas eleitorais da Bahia e, por isso mesmo, o serviço de agendamento será também disponibilizado para as cidades que já concluíram o processo.
“Nós entendemos que há um grande número de eleitores, nas cidades que já passaram pela revisão, interessado em realizar a biometria e regularizar seu título. Por isso, todas as cidades poderão contar com o serviço de agendamento”, garantiu Jatahy Júnior.