A campanha Novembro Azul tem como o objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo.
Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estado mais avançado, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.
O médico Carlos Roberto Radio, que faz parte do corpo clínico do IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana), explica que existem dois tipos de exames para o rastreamento do câncer de próstata: a dosagem de PSA e o toque retal. O ideal é que ambos sejam realizados, pois, sua combinação permite o diagnóstico precoce em 80% dos casos.
“Em casos específicos pede-se fazer a ressonância magnética multiparamétrica da Próstata para auxiliar no diagnóstico. O PSA e o toque retal devem ser realizados a partir de 50 anos na população em geral e com 45 anos, se história familiar de câncer de próstata”, esclarece.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.
E a importância do diagnóstico precoce é fundamental, já que descobrir a doença logo no começo gerar uma taxa de cura maior que 90%. Já em casos avançados a chance de cura reduz significativamente, conta Carlos.
Para auxiliar a manter a saúde em dia e realizar o diagnóstico precoce, o IHEF oferece exames de biopsia de próstata, além de ultrassonografia, ressonância comum e multiparamétrica da próstata. Para agendar no instituto, que possui equipe qualificada, equipamentos de última geração, além de exames e procedimentos seguros e precisos, basta ligar para 2101-5000.
Sintomas do câncer de próstata
No início, o câncer da próstata evolui em silêncio. Muitos não têm nenhum sintoma ou, quando têm, são parecidos aos do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina. Na fase avançada, pode ocorrer dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
SOBRE O IHEF
O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana), foi fundado em 1983, objetivando proporcionar a todos os pacientes do estado da Bahia, diagnóstico e tratamentos das doenças do sangue. Após anos de atuação, o IHEF expandiu para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, vacinas e banco de sangue, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia.
Desde 2014 é prêmio Top of Mind no segmento laboratorial em Feira de Santana e também vencedor do prêmio Benchmarking Bahia por duas vezes, na categoria Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. O IHEF Laboratório possui certificações de qualidade como a ISO 9001 e a Acreditação PALC.
Fonte: Juliana Vital