Superando em quarenta quilômetros circulares a pista da Avenida Eduardo Fróes da Motta, o novo Anel de Contorno de Feira de Santana será projetado para contar com um perímetro de 64 quilômetros, convertendo esta tradicional artéria numa avenida urbana.
Construído nas décadas dos anos 1970, quando a área urbana da cidade se limitava aos 24 quilômetros do seu entorno, o Anel de Contorno tornou-se obsoleto. Estrangulado pela expansão demográfica e a consequente ocupação imobiliária, ele já não cumpre os objetivos viários para os quais fora planejado, há quase cinco décadas.
De importância imensurável para a consolidação do Polo de Logística da Região Metropolitana, além da expansão do Centro Industrial do Subaé, a construção do novo Anel de Contorno foi um dos temas em destaque na entrevista concedida pelo prefeito Colbert Martins Filho ao radialista Joilton Freitas, na tarde desta sexta-feira, 12.
Esta obra de infraestrutura já se configura num desafio político, e há anos passou a ser cobrança constante das classes empresariais do município. A julgar pela perspectiva do projeto anunciado pelo prefeito, o novo anel de contorno deverá ser construído nas proximidades da BR 101, passando pelo Aeroporto João Durval Carneiro, sendo entroncado na BR 116 Norte.
A iniciativa, que também visa a melhorar o fluxo do tráfego para quem chega à cidade pelas BRs 324 e 101, contribuiria, ainda, para a redução do número de vítimas de acidentes de trânsito, registrado na Avenida Fróes da Motta.