A nova modalidade de cartão de crédito parcelado com juros começará a operar em novembro e será disponibilizado somente para compras presenciais. A informação foi divulgada nesta terça-feira (25) pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
De acordo com a Abecs,a nova modalidade vai oferecer uma simulação da contratação dentro da opção crédito, sem a necessidade de inserir senha. Ou seja, o consumidor poderá ver na tela da máquina do cartão quanto pagará nas parcelas.
“Sempre haverá uma simulação antes de ele contratar. O consumidor vai saber o valor das parcelas, a quantidade de parcelas que ele tem de opção e ele não precisa de senha para essa simulação”, diz o presidente da Abecs, Fernando Chacon.
Taxas de juros varia de acordo com banco e cartão
Os juros e os prazos vão mudar de acordo com as condições e taxas praticados pelos cartões e os bancos.
“Cada cartão vai ter seu prazo de financiamento para seu cliente. Vai variar tanto a taxa de juros como o prazo por cliente, pelo perfil de risco do cliente. O prazo de parcelamento vai ser a critério de cada emissor. Portanto, são prazos que certamente serão mais longos que a modalidade do parcelado do lojista.”
O presidente da Abecs informou que disse que o o prazo máximo de pagamento do lojista será de cinco dias.
“Ele é mais uma modalidade de financiamento ao consumo. A oferta se dará sempre pelo interesse do comércio, e a decisão de contratação é do cliente.”
Cartões e bancos definidos para projeto piloto
As bandeiras Amex, Elo, Mastercard e Visa oferecerão a opção. Os emissores serão Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. Os credenciadores serão Cielo, Getnet e Rede.
No começo, a nova modalidade será oferecida em lojas selecionadas, que ainda não divulgadas. No primeiro trimestre do ano que vem, a nova modalidade será aberta aos demais estabelecimentos.