A Bahia sedia neste final de semana, dias 24 e 25.8, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que vai reunir mais de 800 competidores de toda a Bahia em Salvador. Ao todo são 128 equipes inscritas, 53 delas do interior. A OBR-BA terá representantes de 20 municípios baianos, incluindo os Salvador e Região Metropolitana.
Entre as representações do interior que participam da competição de robôs, a maior delegação vem do sudoeste, em especial das cidades de Vitória da Conquista e Jequié, que irão trazer para Salvador 18 equipes. A região oeste vem na sequência com o maior número de equipes: 11 (Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa); seguida da região norte, com 9 participantes das cidades de Feira de Santana, Seabra e Senhor do Bomfim.
A OBR-Ba é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI) e conta com a parceria do Shopping da Bahia. As atividades vão ser concentradas no estacionamento “i”, a partir das 8 horas deste sábado. As disputas de robôs prosseguem até o domingo, às 16 horas, quando serão conhecidas as equipes selecionadas para a etapa nacional da OBR. A programação é aberta ao público e gratuita.
Além das competições das equipes, formadas por estudantes de escolas públicas, particulares e técnicas da Bahia, os visitantes poderão fazer uma imersão no universo da robótica e conhecer outras experiências nesta área desenvolvidas na Bahia.
ATRAÇÕES
Entre as atrações, destinadas a crianças, jovens e adultos apaixonados por robótica, destaca-se a participação da equipe baiana SEVENSPEED,campeã nacional de Fórmula 1 nas Escolas, que irá representar o Brasil na competição internacional, em novembro, nos Emirados Árabes. Os estudantes, que fazem parte da Liga Robótica SESI, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, construíram o carrinho de corrida mais rápido do Brasil e agora vão tentar repetir o feito, em novembro, em Abu Dhabi.
MODALIDADES
Os visitantes também vão conhecer outras modalidades de robótica, nos estandes montados no local. São elas a First Lego League (FLL), a First Tech Challenge e o ZCoding. Toda a programação é acessível a crianças a partir dos 8 anos de idade.
Fonte: Assessoria de Comunicação FIEB