A Semana Santa está mais cara – e isso o consumidor já tem percebido nos últimos dias. Para atrair a clientela, lojas e supermercados oferecem a possibilidade de parcelamento em até dez vezes. A prática deve ser adotada por quatro em cada dez consumidores brasileiros. Do total que decidiu adiar o pagamento, 50% vai usar o cartão de crédito em parcela única; a outra metade prefere dividir em até quatro vezes.
Os dados são do levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). “Mesmo que a economia venha se recuperando de forma mais lenta que o esperado, as vendas nesta Páscoa podem aquecer o varejo. É momento de o setor investir em promoções para atrair consumidores”, avaliou o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.
À vista
De acordo com a pesquisa, 78% dos consumidores que vão às compras farão o pagamento à vista, seja em dinheiro (66%) ou no débito (28%).
Barras e bombons são opção
A pesquisa da CNDL/SPC Brasil apontou que barras e bombons são alternativa para 71% do público que vai às compras nesta Páscoa. Apesar de o ovo dominar a preferência, o chocolate em barras é uma boa opção para quem busca economia. O consumidor chega a pagar mais de 40% de imposto na compra de um ovo de chocolate, segundo a empresa BDO, que atua na área de consultoria e auditoria.
Como alternativa, muita gente está recorrendo às caixas e barras de chocolate ou deixando para comprar a lembrança depois da Páscoa, quando os valores tendem a baixar. Para o advogado Gutemberg Barros, essa pode ser a melhor escolha.