Pontífice envia mensagem de esperança e participa surpresa de missa no Jubileu dos Enfermos
Em um momento de particular proximidade com os que sofrem, o Papa Francisco enviou uma mensagem de conforto e esperança durante a Missa do Jubileu dos Enfermos e do Mundo da Saúde, presidida pelo arcebispo Rino Fisichella na Praça São Pedro. Mesmo de seu quarto, o Pontífice fez questão de se fazer presente, participando da celebração pela televisão e, emocionando os fiéis, aparecendo brevemente de cadeira de rodas ao final da cerimônia.
Em sua homilia, lida pelo arcebispo, Francisco refletiu sobre a presença constante de Deus nos momentos de fragilidade, especialmente na doença. Ele ressaltou que, ao nos entregarmos a Deus em nossa fraqueza, podemos experimentar a consolação de sua presença, lembrando que o próprio Jesus Cristo compartilhou da condição humana e conhece a dor. O Papa encorajou os enfermos a confiarem suas dores a Deus, certos de encontrar compaixão, proximidade e ternura.
Dirigindo-se aos profissionais da saúde, Francisco os lembrou da oportunidade de renovar suas vidas através da gratidão, misericórdia e esperança ao cuidarem dos pacientes, especialmente os mais frágeis. Ele os chamou a iluminar suas vidas com a humildade de reconhecer que tudo é dom de Deus e a alimentar a humanidade através de pequenos e grandes gestos de amor. Aos enfermos, o Papa compartilhou sua própria experiência de fragilidade e dependência, ensinando que a enfermidade pode ser uma escola para aprender a amar e a se deixar amar, renovando e fortalecendo a fé.
Ao final da celebração, a surpresa da presença física do Papa emocionou os cerca de 20 mil peregrinos de mais de 90 países, incluindo pacientes, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, voluntários e profissionais da saúde. Francisco acenou, abençoou e saudou os presentes, demonstrando sua profunda ligação com aqueles que enfrentam a doença. Uma mensagem de agradecimento do Santo Padre foi lida, expressando sua gratidão pelas orações e votos de saúde, e concedendo a bênção apostólica a todos os presentes e seus entes queridos.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações do Vatican News