Durante o Angelus, Pontífice destaca importância da confiança em Deus diante do sofrimento e agradece pelas orações em seu período de recuperação
Em uma aparição que emocionou os fiéis na Praça São Pedro, o Papa Francisco surpreendeu ao surgir em sua cadeira de rodas no final da celebração do Domingo de Ramos, neste 13 de abril. Após a liturgia presidida pelo cardeal Leonardo Sandri, o Santo Padre saudou as cerca de 40 mil pessoas presentes com um afetuoso: “Bom Domingo de Ramos! Boa Semana Santa!”.
Em sua mensagem do Angelus, divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Francisco refletiu sobre a caminhada de Jesus ao Calvário, descrita no Evangelho segundo Lucas. O Papa ressaltou a fragilidade física de Cristo e, ao mesmo tempo, sua força espiritual por confiar plenamente no Pai. “Caminhou em direção à cruz como uma criança que se agarra ao pescoço do pai”, afirmou. “Frágil na carne, mas forte na entrega confiante.”
Francisco convidou os fiéis a se espelharem nesse exemplo de fé, especialmente em momentos de dor. “Todos temos dores, físicas ou morais, e a fé nos ajuda a não nos entregarmos ao desespero, a não nos fecharmos na amargura, mas a enfrentá-las sentindo-nos envolvidos, como Jesus, pelo abraço providencial e misericordioso do Pai”, disse.
O Papa também compartilhou sua experiência pessoal de fragilidade, após recentes problemas de saúde. Agradeceu pelas orações recebidas e afirmou sentir o consolo de Deus por meio da proximidade e carinho dos fiéis. “Neste momento de fraqueza física, me ajudam a sentir ainda mais a compaixão e a ternura de Deus”, declarou.
Francisco finalizou pedindo orações por todos que sofrem, especialmente os atingidos por guerras, pobreza e desastres naturais. Fez ainda uma menção especial às vítimas do desabamento de uma estrutura em Santo Domingo, pedindo que Deus as receba em sua paz e conforte suas famílias.
A celebração marcou, assim, não apenas o início da Semana Santa, mas também um forte apelo à solidariedade, empatia e confiança na fé mesmo diante das dores da vida.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações Vatican News