Mesmo com preços altos, consumo deve se manter firme; gasto médio por unidade será de R$ 59
A tradição do chocolate na Páscoa continua forte entre os brasileiros. Uma pesquisa da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados – revelou que 52% da população pretende comprar ovos de Páscoa em 2025, com um gasto médio estimado de R$ 59 por produto.
O alto preço, no entanto, ainda é o principal obstáculo para muitos consumidores. Para 36% dos entrevistados, o valor elevado pode ser um fator decisivo para desistir da compra. Apesar disso, 26% afirmam que não vão abrir mão de adoçar o feriado com ovos de chocolate, mesmo com os custos em alta.
As crianças lideram o ranking dos principais presenteados: 61% dos entrevistados planejam comprar ovos para filhos ou menores. Outros 30% vão presentear familiares, 19% cônjuges ou namorados(as), 14% a si mesmos, 8% os pais e 1% os amigos.
Até o momento, 18% já garantiram pelo menos um ovo de Páscoa, enquanto 34% ainda não fizeram a compra. Em contrapartida, 43% dos brasileiros afirmam nunca adquirir ovos durante o período. Outros 37% compram sempre e 19%, ocasionalmente.
A renda familiar também influencia nas decisões de consumo. Entre os que ganham acima de cinco salários mínimos, 62% estão dispostos a gastar com ovos de chocolate, assim como 64% dos que têm filhos menores de 18 anos. Já 45% dos mais ricos preferem adiar a compra.
O levantamento apontou ainda que 19% das mulheres já adquiriram ovos, contra 16% dos homens. Entre os compradores, 21% têm renda de até um salário mínimo. Já entre os que não pretendem gastar, estão 50% do público de menor renda e 56% das pessoas com mais de 60 anos.
A média de ovos comprados por pessoa será de três unidades. A maioria dos consumidores (47%) pretende adquirir de dois a três ovos; 19% vão comprar apenas um; 20%, entre quatro e cinco; e 14%, mais de cinco. O consumo mais elevado está entre os maiores de 41 anos com renda superior a dois salários mínimos.
Para quem decidiu não comprar ovos em 2025, outras formas de chocolate continuam sendo uma alternativa. Entre os 45% que descartaram os tradicionais ovos, 21% afirmam que vão optar por bombons, barras ou outros tipos de chocolate. Desses, 55% escolhem bombons, 53% preferem barras, 7% trufas, 6% tabletes individuais e 1% bolo ou torta. No entanto, 27% não devem consumir nenhum desses produtos.
Mesmo com os desafios econômicos, a Páscoa ainda promete ser doce para boa parte dos brasileiros.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações Brasil 61