A Marinha informou, neste sábado (2), que pequenos fragmentos de óleo foram detectados na região de Abrolhos, na Bahia. Um vídeo divulgado pelo órgão mostra pequenas manchas no mar.
Conforme a Marinha, o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), fez a remoção dos fragmentos na Ponta da Baleia, em Caravelas, e na Ilha de Santa Bárbara, em Abrolhos.
A Marinha disse que os permanecem na região de Abrolhos, fazendo vistoria, as Fragatas Independência e Constituição, o Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, Navio Varredor Atalaia, Navio Oceanográfico Antares, Corveta Caboclo e Navios OSRV Viking Surf e Mar Limpo IV da Petrobras.
A preocupação com a chegada do óleo em Abrolhos aumentou após a substância ter sido registrada em praias dos municípios de Belmonte e Porto Seguro, que ficam perto da região.
Preocupados e na tentativa de evitar que o óleo chegue a Abrolhos, muitos pescadores chegaram a montaram uma verdadeira ‘operação de guerra’, com o auxílio de voluntários para impedir que a substância chegasse à região.
Fonte: G1