A Pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3), aponta o presidente Lula como o nome mais forte para uma eventual disputa presidencial. Na pesquisa espontânea — quando os entrevistados não recebem opções de candidatos — Lula aparece com 9% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (7%) e Tarcísio de Freitas (1%).
No cenário estimulado — quando os nomes são apresentados — Lula lidera com 44%, contra 40% de Bolsonaro. Os indecisos somam 3%, enquanto brancos e nulos chegam a 13%. O atual presidente também vence com pelo menos seis pontos de vantagem contra outros possíveis candidatos, como Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Jr. (PSD), Pablo Marçal (PRTB), Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil).
Apesar da liderança, a pesquisa mostra um crescimento na rejeição à sua reeleição. 62% dos entrevistados acreditam que Lula não deve se candidatar em 2026, enquanto 35% são favoráveis e 3% não opinaram. Em dezembro de 2024, 52% eram contrários e 45% apoiavam uma nova candidatura.
Redação